O 2016 foi pimpado! Que venha 2017!!!

O ano de 2016 não foi mole pra ninguém! E pra gente também não! Em meio a todo caos político local e global, nós tivemos o ano mais cheio de ações da nossa história, e estamos muito satisfeitos de compartilhar um resumo das conquistas com vocês! Acreditamos que os pimpadores fazem parte desse movimento  e que estamos cada vez mais conectamos que a luta não só por visibilidade, mas por mais direitos e oportunidades aos catadores!

Vamos aos fatos:

8 Edições Pimp My Carroça – Brasil e Colômbia!

Tivemos o desafio de realizar 05 edições do Pimp My Carroça nas cidades de Bragança Paulista (SP), São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Brasília (DF), sendo um número inédito de edições para um mesmo ano! Atendemos 162 catadores, 161 carroças, contamos com 171 voluntários e 174 artistas de diferentes cantos desse país! Esse circuito foi realizado via Lei de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, com patrocínio da Ball Embalagens para Bebidas América do Sul.

Também rolaram 3 edições na Colômbia, sendo pelo segundo ano consecutivo em Cali e Bogotá, e pela primeira vez em Medellín.  O resultado dos hermanos? 100 recicladores atendidos, 252 voluntários engajados e 52 artistas pimpadores!

Pimpex

Realizados por qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo com o apoio da nossa equipe, os Pimpex se espalharam ainda mais por ai! Financiados sobre 2 modelos diferentes, sendo o primeiro deles via Canal Pimp – que acreditamos ser o maior caso de crowdfunding recorrente do Brasil (uou!) e o segundo, através de convite para participação em eventos, em apenas um ano, 17 PIMPEX foram realizados, sendo 13 no Brasil e 4 em outras partes do mundo – Marrocos, Argentina e Estados Unidos. Com essa soma de forças,  54 catadores foram atendidos e tiveram suas carroças pimpadas por 35 artistas diferentes.

Dados do Canal Pimp: 178 apoiadores e R$12.778,00 foram arrecadados! São 41 projetos financiados via financiamento coletivo na nossa jornada!!

Reco

Com a consciência de que precisamos fortalecer ainda mais nossa causa, estamos desenvolvendo o Reco, um aplicativo gratuito que conecta os geradores de resíduos ao serviços de coletas ofertados por catadores.

A localização é por sistema de georreferenciamento, e o cadastro dos serviços poderá ser feito por qualquer usuário, bastando acessar o site www.usereco.com. Disponível inicialmente, e em fase beta para Android, o aplicativo estará liberado para para iOS ainda no início deste ano.

Desafio Pimp

Foram 02 Desafios Pimp e muita vivência no universo dos catadores! Essa ação tem por objetivo promover novas percepções sobre esse universo através de atividades em grupos, o que o faz ser uma ferramenta que integra equipes e desenvolve um pensamento crítico sobre os resíduos recicláveis, além de uma vivência das ruas sob uma ótica completamente diferente da cotidiana. Agradecemos a empresa Criteo e o programa Jovens Talentos da Fundação Arymax por aceitarem esse desafio com a gente!

Tocha Olímpica

As Olimpíadas não passaram em branco pra gente, não! Conseguimos tanto indicar o catador Bahia (Rafael dos Santos) para o revezamento da tocha olímpica, que infelizmente nos deixou um dia da antes sua participação, como Mundano pintou um quadro em homenagem aos catadores para esse momento histórico, intitulado de Atletas da Reciclagem.

Aproveitamos o espaço para deixar nossa homenagem ao Bahia, que tinha uma inteligência tão grande quanto o seu coração! Seremos fãs eternos e agradecidos pela convivência que tivemos com essa figura!

img_0978-e1471383154921

Projetos Especiais

2016 nos permitiu dobrar a participação de catadores nos TEDx – eventos mundialmente reconhecidos por levarem aos palcos pessoas inspiradoras. A catadora Fabiana Silva representou no TEDx Youth@Graded, e o já famoso Bispo Catador no TEDx UNESP Bauru!

O Mundano também foi curador da exposição #Reciclos – A Arte da Reinvenção, que circulou por São Paulo, Pindamonhangaba e Salvador, mostrando que resíduos são insumos riquíssimos para a produção artística! Os artistas convidados foram: Alexandre Orion, Banais, Bispo Catador, Casulo, Dona Raimunda, Ever, Biofa, Mag Magrela, Rodrigo Machado, Thiago Bender, Tubarão Dulixo e o Vermelho.

O Pimp my Carroça marcou presença em eventos legais como o ColaborAmerica, no Rio de Janeiro, o Social Good Festival em Florianópolis, o Doe Vivo do Shopping Villa Lobos.

Pelo mundão!

A mostra Viva os Catadores, que conta com fotos de Martha Cooper sobre o universo dos catadores, e que foi realizada em 2015 na Red Bull Station, chegou até Viena em 2016 e foi um sucesso!

unnamed

Palestras foram várias, mas destacamos algumas mais importantes: #Habitat3 realizada em Quito – Equador, Actor Of Urban Change realizado na Sibéria – Rússia, Semana del Administrador em Bogotá – Colômbia, Salzburg Global na Áustria.

E viva os parceiros!

Em 2016 nossa rede de parceiros aumentou, o que refletiu na execução de um maior número de projetos e ações, e em uma equipe dedicada a todos esses processos!  :)

Por isso, agradecemos todos os parceiros: Ball Embalagens para Bebidas América do Sul, Ministério da Cultura, 3M, Brazil Foundation, Stamaco, Retalhar, Qualiflex, O Pólen, MIT, PDR, Elo – 3 Integração Empresarial, Rede Educare, OAK Foundation, Red Bull, além, é claro, de todos os voluntários, artistas e apoiadores que, fizeram, e fazem toda a diferença nessa história coletiva!

Nossos Números

  • 25.086 curtidas no Facebook;
  • 11,6 mil  seguidores no Instagram;
  • 14.525 mil acessos no site;
  • 178 apoiadores no Catarse
  • 16 Pimpex
  • 2 TEDx
  • 293 Catadores atendidos  este ano;
  • 421 Voluntários;
  • 248 Artistas engajados;
  • 21 Cidades;
  • 4 Países

E assim, entramos em 2017, já com os dois pés na porta! Já logo no dia 02 de Janeiro entregamos o manifesto “Do lixo, vivo!” ao novo prefeito João Dória, na busca por contribuir com a inclusão dos catadores no programa ‘São Paulo Cidade Linda’! E é isso ai, que venha o próximo ano, que já estamos fervendo e com muitas ideias para triar por aqui!

#vivaoscatadores :)

30413530814_eee9892c1f_z

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *