“Catador também é gente!”

*post atualizado em 24/03

Cacilda Souza de Almeida, 38 anos, trabalha como catadora desde a infância e tem o maior orgulho da sua profissão, “o meu padrasto é catador até hoje e foi com ele que aprendi a trabalhar catando os materiais reciclados”, revela.

“Eu trabalhei também nos lixões dentro da cidade de Ourinhos, onde eu moro, pra ensinar os catadores de lá a trabalhar organizados e pra aumentar a renda deles”, relembra a Rainha da Sucata.

A Cacilda ficou dois anos afastada da reciclagem para retomar os estudos e durante esse tempo ela trabalhou como recepcionista e mais tarde como analista de qualidade de sorvetes de uma fábrica local, “assim que concluí o ensino médio eu saí para voltar às ruas, porque eu sempre luto muito pelo bem estar dos catadores (…) para falar deles (catadores) é preciso sentir na pele”.

Hoje, ela mostra com orgulho mais uma conquista, a compra de uma carroça (vulgo limousine). Antes de ter o seu próprio instrumento de trabalho ela usava o item emprestado de outros, “pegava com os Aparistas daqui e quando acontecia algum problema eu coletava os materiais com os sacos bags”, comenta orgulhosa.

Além de contribuir para o meio ambiente e garantir o sustento dos 4 filhos a Cacilda é uma artista! “Um dia eu vi uma senhora no youtube fazendo um jacarezinho de papel machê, e não sabia que dava para fazer isso com o papel, daí fui fazendo junto e deu certo e não parei mais”, comenta sobre a sua primeira experiência com esculturas.

“Uso também recicláveis para inventar coisas, tudo que vejo eu imagino algo e é por isso que me chamam de rainha da sucata aqui na minha cidade”, comenta.

Ela também compôs uma música incrível sobre a vida do catador, “o catador tem uma vida sofrida, temos muito desprezo das pessoas”. A música foi divulgada no facebook e teve muitas curtidas.

Confira aqui a canção de Cacilda, a Rainha da Sucata.

Fechamos uma campanha no Catarse para pimpar a limousine da Rainha da Sucata mais charmosa de Ourinhos! Além do kit com itens de segurança, ela recebeu a quitação da carroça! Confira aqui o agradecimento especial que ela fez :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *