Desafio cumprido, fechamos 5 edições do Pimp My Carroça pelo Brasil em 2016

Por Aline Silva

Este ano (2016) tivemos uma missão e tanto, passar com o Pimp My Carroça em 5 cidades diferentes do Brasil. Estivemos por Bragança Paulista (SP), São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e Brasília (DF) para atender os catadores de materiais recicláveis, com o foco em dar mais visibilidade e segurança para essa galera ponta firme da reciclagem.

Nestas 5 edições Pimp My Carroça onde tivemos a honra de contar com 171 voluntários, 174 artistas e uma equipe de funilaria show de bola, para pimpar e restaurar 161 carroças, de 162 catadores.

Por cada região que passamos, restauramos não apenas carroças, mas carrinhos de supermercado, charretes, bicicletas e, o mais emocionante, as canoas do Sr Leo e o filho Gabriel, lá em Manaus.

Os catadores e a galera que passaram pelo evento receberam atendimento de saúde, beleza, alimentação no local e um kit de segurança que contém luvas, fitas refletivas, cordas, bonés, coletes, calças, capas de chuva e retrovisores e buzinas para as carroças.

Em algumas cidades, convidamos artistas locais para compor a programação cultural do evento, como o DJ Pammy e DJ ISP 92, atrações lúdicas para crianças, Alaidenegão, Conexão Zona Norte, Grupo Kariçu, Jander Manauara, Juca Culatra (PA), Marcelo Nakamura, Maracatu Eco da Sapopema, Matumbé Capoeira e Nunes Filho, artistas que mandaram bem em Manaus.

Já em São Paulo, grupos como Aliança Racial, Exposição Metal-Morfose, do artista Casulo, Exposição de fotos Nego Junior, Jazz na Kombi, Samba Puro Clima, Tati Botelho e Verso em Versos, ficaram responsáveis pelo entretenimento do pessoal.

Tivemos apoios de também de vários coletivos e projetos que abraçaram a causa, como Coletivo Difusão, Fundação Amazonas Sustentável, Greenpeace Brasil, Movimento Ficha Verde, X-Lab Manaus,  Fundação Amazonas Sustentável, Raxa Kuka Produções, Capão Cidadão, Lobo & de Rizzo Advogados, Barbearia Xaxa, e a galera da Agência Solano Trindade. Em Cuiabá, a diversão do evento ficou por conta  do Coletivo Maloca, já na cidade de Gama (DF), o Coletivo Gamaika Sound System cuidou da diversão dos participantes.

Algumas cooperativas como ASSCAVAG, Rede Catamato, em Cuiabá, Cooperativa Aliança de Catadores de Resíduos Recicláveis do Estado do Amazonas e Recicla Manaus, em Manaus, e Cooperfenix de Brasília e MNCR, ajudaram-nos com a divulgação do evento em ferro velho local.

A nossa passagem por estes locais, despertou muitos sentimentos positivos na galera que participou, “eu tive uma semana bem ruim, mas depois de receber as primeiras carroças, eu pensei, nossa os caras sempre tem um sorriso no rosto incrível, são simpáticos com todo mundo e estão super felizes, e essa alegria que eles têm vai passando pra gente”, contou Carine, voluntária da edição de São Paulo.

“Que bom saber que tem gente olhando pra nós, porque realmente as pessoas não dão o mínimo pra gente nas ruas” comenta o Sr. Joaquim, catador da edição de Brasília.

Em todas as edições contamos com apoio também de alguns parceiros fixos como a 3M, NOU Colors, Stamaco Ferramentas, Qualiflex e Retalhar; e parceiros por região, como Subprefeitura Campo Limpo, em São Paulo; a galera da Cruz Vermelha de Bragança Paulista; a Editora Sustentável, a Rose Capriato e a Barbearia Império em Cuiabá; a Prefeitura Municipal de Manaus, Shis Bike, Vida Resgate, em Manaus, e o Instituto Embelleze do Gama DF, de Brasília.

O projeto de viajar 5 cidades em 2016, foi realizado via Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e contou com o patrocínio Ball Embalagens para Bebidas América do Sul.

Pimp My Carroça em circuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *