Pimp nossa Cooperativa revitaliza Cooper Viva Bem nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira iremos à zona norte de São Paulo revitalizar a cooperativa Cooper Viva Bem por meio do projeto cultural Pimp Nossa Cooperativa, que vai passar por mais seis espaços durante o ano.

Patrocinado pela Novelis, o evento vai reunir 20 artistas mulheres da rede Efêmmera para pintar os murais da cooperativa. Ao longo dia, vamos oferecer aos cooperados e suas famílias, atividades culturais e oficinas diversas, confira a programação abaixo.

No mês de junho, o evento cultural ocorreu na Casa do Catador, na zona leste de São Paulo, e contou com a participação de 35 cooperados, 12 artistas, 11 oficineiros e 28 voluntários que ajudaram em toda a estrutura da ação. Confira as fotos.

Programação Cooper Viva Bem:

9h00 – Café da manhã colaborativo – traga sua contribuição.

9h00 – 12h00 – Atendimentos de saúde realizados com apoio da CSEBF (Centro de Saúde Escola Barra Funda).

9h30 – Início das pinturas dos murais com as artistas da rede Efêmmera.

9h30 – Oficina de Construção de mobiliário e bicicletário com materiais de reuso. Oficineiros: Rodrigo de Morais e Duacir. Essa oficina tem como objetivo construir um bicicletário e mobiliários para um ambiente de convivência na cooperativa. Os participantes serão convidados a participar da manufatura das peças, estimulando o cuidado com o espaço, além de promover um exercício de criação colaborativa.

10h – Roda de conversa sobre imigrantes do Haiti com a União Social dos Imigrantes Haitianos. Apresentação sobre a história e cultura do Haiti seguida de uma roda de conversa sobre a situação dos imigrantes no Brasil.

10h – Vivência com estêncil com o artista O’meira. A partir do conceito base de criação e confecção de matrizes de moldes vazados, iremos aplicar no espaço da cooperativa a sinalização já previamente elaborada em papel cartão.

10h – Oficina de plantio de árvores com o permacultor Isaque Gomes. Crianças e adultos serão convidados a realizar o plantio de árvores na cooperativa. Durante a prática será possível aprender conceitos sobre a função, importância e benefícios das árvores e os métodos de adubação, preparo do berço e plantio.

10h – Atração musical: Mix cultural – Música brasileira e afrocaribenha no vinil – Dj Ferruge (Brasil) e Dj Cami Layé (Cuba).

14h00 – Atração musical: Mix cultural – Música brasileira e afrocaribenha no vinil –  Dj Cami Layé (Cuba) e Dj Ferruge (Brasil).

14h00 – Oficina de Cultivo de Hortaliças em Recipientes com o permacultor Isaque Gomes. Explorando o conceito de reaproveitamento e ressignificação de objetos, nessa oficina os participantes realizarão o plantio de hortaliças em recipientes encontrados na cooperativa. Os recipientes poderão compor uma horta vertical em uma das paredes da cooperativa ou cada participante levará o recipiente que plantar.

14h00 – Oficina de gestão financeira com Lucilene Pedro. Nessa atividade interativa os participantes vão explorar conceitos básicos de gestão financeira e, através de uma análise do seu fluxo financeiro, aprender como diminuir gastos e aumentar receitas, bem como planejar novas aquisições.

14h30 – Experimente Yoga com a Prof. Luciana de Lucca. Participantes poderão aprender posturas básicas do yoga, exercícios de respiração, alongamento e alívio das tensões e uma breve meditação a fim de levar todo aprendizado para o dia a dia.

15h30 – Tour pelos murais produzidos durante o dia.

16h- Término do evento.

Vamos nessa? Av. Pres. Castelo Branco, 7729 – Pte. Pequena, São Paulo – SP.

Foto: Hache Ortiz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *