AÇÕES ARTIVISTAS

O Pimp My Carroça é pautado por ideias criativas que buscam dar mais visibilidade para os catadores. As ações de guerrilha ativistas, para nós, artivistas, procuram trazer um pouco de arte em ações rápidas e de baixo custo mas de alto impacto. É o caso das já feitas:

#SóLatinha

O SóLatinha vem para reforçar o trabalho dos Catadores, grandes responsáveis pelas coletas das latas de alumínio, que no Brasil são recicladas 98,4% delas, e também garantir a segurança na hora da coleta, pois o processo de triagem em lixeiras comuns pode machucar.

A ação consiste na instalação de cestas para o descarte exclusivo de latas de alumínio. A primeira ação aconteceu em abril de 2016, durante o Dia das Boas Ações de 2016, na região do Baixo Augusta, em São Paulo, com o objetivo de facilitar o processo de triagem para o catador e fomentar a importância do descarte adequado.

#Reciclovia

Todos os dias, milhares de catadores de materiais recicláveis contribuem com a limpeza das cidades e do planeta, utilizando suas pesadas carroças como instrumentos de trabalho na cadeia da reciclagem de resíduos. Mesmo onipresentes nas ruas da cidade de São Paulo, não foi incluída explicitamente a permissão para a circulação de carroças nas ciclovias no decreto 55.790/14, que é responsável por regulamentar o uso dessas vias por modais como bicicletas, skates e cadeiras de rodas.
Pelo direito à cidade, ao respeito da diversidade e a livre circulação de carroças, pimpamos as ‪#‎Reciclovias‬!

Vaga de Carroças

Através de uma brincadeira com as permissões para estacionar ou não carros existentes nas cidades, criamos a Vaga para Carroças, que consiste em demarcar espaços onde os catadores possam estacionar suas carroças enquanto usam ecopontos, ferro-velhos e outros pontos de coleta! Essa é uma forma singela forma de você dizer que os catadores são bem aceitos! Afinal, se existe vaga para moto, idoso, ambulancia, por que não para os catadores que prestam um serviço essencial para as ciadades?

Lambes / Poster nos Postes

Os artistas alemães do coletivo de arteurbana Mentalgassi tiveram a ideia de fazer algo em parceria com o Pimp My Carroça em São Paulo e eis o resultado: fotos dos catadores tiradas, montadas e coladas em 360º em postes estratégicos da cidade. Escolhemos aqueles que têm lixeiras para a intervenção onde transformamos elas em mochilas dos catadores. A ação pretende dar mais visibilidade pros catadores, além de chamar atenção pras lixeiras e pra doação de materiais recicláveis para eles. São 3 intervenções nos postes de esquinas da Vila Madalena onde estão uma grande concentração de bares e que na Copa do mundo estarão lotadas de pessoas consumindo produtos que os catadores coletam invisivelmente todos os dias. Imagina o lixo da copa?

Os Nomes das Ruas

Para homenagear trabalhadores pouco reconhecidos, no dia 1º de maio de 2014, os publicitários Guilherme Manzi, Lucas Silva e Vítor Barbato, em parceria com o Pimp My Carroça, criaram o projeto ‘Os Nomes da Rua’. Ao perceberem que os nomes nas placas são uma forma de homenagear as pessoas importantes para a cidade, eles resolveram criar placas para quem mais cuida dela: os catadores.

Assim, eles espalharam essa homenagem nas ruas em que os carroceiros passam diariamente, colocando seus nomes e algumas curiosidades nas placas estilizadas, como a localizada na esquina da Av. Rio Branco com a Rua dos Gusmões: ‘Rua Rafael dos Santos – Carinhosamente apelidado de Bahia, Rafael dos Santos é mais um trabalhador que veio tentar a sorte em São Paulo, e a encontrou como catador. Mas sortudos mesmo somos nós, pois há 20 anos contamos com ele para cuidar da cidade’.