PIMP NOSSO ECOPONTO ASTARTE

– 11 de maio de 2013 –
25
Catadores e carroças atendidos
55
Voluntários
18
Artistas
300
Pessoas é o público estimado

Se apresentando como uma nova vertente do Pimp My Carroça, o Pimp Nosso Ecoponto teve sua primeira edição realizada no Ecoponto Astarte, localizado no bairro do Aricanduva na Zona Leste de São Paulo, incentivado pelo consórcio responsável pela administração do espaço e financiador da ação, o Consórcio Soma. O resultado: um evento inédito e inovador com foco no reconhecimento dos catadores de materiais recicláveis da região que utilizam o Ecoponto para descarte de entulho e volumosos.

O Pimp nosso Ecoponto é um projeto voltado à revitalização do espaço do Ecoponto, em paralelo ao atendimento dos catadores autônomos que o frequentam, oferecendo serviços de bem-estar e higiene e reforma de suas ferramentas de trabalho – as carroças.

No dia 11 de maio de 2013, das 09h às 18h, com uma equipe de 55 pessoas, entre produtores, artistas, jardineiros, comunicadores, serralheiros, massagistas, cabelereiros, músicos e outros profissionais, foram atendidos 25 catadores autônomos (seus familiares e acompanhantes) e suas carroças. Além disso, foram pintados mais de 240 m² do muro interno do Ecoponto, implementado um projeto paisagístico para revitalizar os canteiros e jardins do mesmo e, ainda, criando um dia de vivência cultural para os moradores da região.

Os objetivos dessa edição? Reformar as carroças para torná-las mais eficientes, seguras e bonitas, valorizando o instrumento de trabalho dos catadores e transformando-as em obras de arte ambulante; Aproximar os catadores autônomos dos Ecopontos para estreitar a comunicação (ouvir demandas e necessidades) visando a correto utilização do espaço; Resignificar o uso do Ecoponto para a sociedade, tornando-o um lugar convidativo e agradável para seus usuários; Sensibilizar a comunidade na temática resíduos sólidos – educação ambiental; Utilizar a arte como instrumento de mobilização e engajamento social.

Serviços oferecidos nessa edição aos catadores:

  • Kit Catador –  entrega de uniforme completo com fitas refletivas, capa de chuva personalizada, botas com bico de aço, luvas emborrachadas, protetor solar, boné, caneca e sacos de entulho.
  • Cãopanheiro – espaço voltado aos cachorros
  • Balanceamento – tenda de atendimento psicológico
  • Check up – tenda de atendimento com clínicos gerais
  • PimpOlhos – tenda de atendimento oftalmológico
  • Martelinho de Ouro – tenda de massoterapia
  • Tapa na Peruca – tenda de cabelereiros
  • Combustível – alimentação

Serviços oferecidos nessa edição às carroças:

  • Limpa rápido: serviço de limpeza das carroças
  • Funilaria e marcenaria para tornar as estruturas mais sólidas e aptas ao trabalho diário de transportar grandes cargas
  • Borracharia
  • Pintura personalizada feita por artistas locais
  • Instalação de ítens de segurança composto por retrovisores, fitas refletivas e buzinas

FOTOS DESTA EDIÇÃO

Confira essas e outras fotos no nosso álbum do Flickr.

GaleriasEdicoes_ecoponto

ARTISTAS PARTICIPANTES DESTA EDIÇÃO

Alma

Banais

Buiu

Caep

Credo

Dédo

Diane

Falge

Gryllo

Ítalo

Kaleb

Knack

Kriok

Leiga

Magrela

Mundano

NDO

Quinho

Stramp

Xyrox

PARCEIROS DESTA EDIÇÃO

LogosTamanho_ecoponto