Por que descartar meus resíduos com catadores?
Porque essas pessoas estão fazendo a reciclagem acontecer há décadas e não são remuneradas por isso.
Diante de inúmeras iniciativas de logística reversa, descarte consciente e coleta seletiva sem catadoras e catadores, o consumidor pode achar vantajoso ganhar alguns créditos com alguma marca, abater o valor de sua conta de luz, mas a realidade é que essas iniciativas tiram pessoas importantes da cadeia: as catadoras e catadores.
Responsáveis por coletar 90% dos materiais que vão para a reciclagem, as catadoras e catadores, individuais, autônomos ou em cooperativas, recebem pouquíssimo dinheiro pela venda desses materiais e, raramente, recebem salários ou remunerações em dinheiro pelos serviços prestados.
Muita gente acha que “doando” seus resíduos recicláveis para as catadoras e catadores, já está fazendo suficiente, mas sabemos que não é o bastante. Os resíduos só possuem valores relevantes para o cotidiano de alguém quando estão em quantidades grandes, o que é mais difícil quando você não faz parte da coleta seletiva “oficial” e não tem grandes clientes que vão te contratar para descartar toneladas de materiais.
Por isso, entendemos que para que a Justiça Climática seja aplicada na prática, no dia a dia, ao mesmo tempo em que fortalece a Economia Circular, os consumidores, pequenos e grandes negócios, devem priorizar (como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos) a contratação de catadoras e catadores para a gestão dos resíduos, sejam eles domésticos, de condomínios ou espaços de trabalho.
Descartando seus resíduos com as catadoras e catadores, individuais, autônomos ou cooperados, e remunerando esses profissionais pelos serviços que estarão prestando (desde o transporte até o local, até a triagem, condicionamento e comercialização) a sociedade, a esfera pública e privada podem contribuir para a geração de renda e para o fortalecimento da Coleta Seletiva Solidária e da Reciclagem Popular - feitas por pessoas, não empresas.
As catadoras e catadores irão, necessariamente, vender esses resíduos de volta para a indústria, mesmo que passe por mais atravessadores. Já a coleta seletiva municipal, acaba destinando bilhões de reais em materiais recicláveis para aterros sanitários nas periferias dos grandes centros. Escolher as catadoras e catadores é escolher fazer a economia solidária acontecer e evitar a contaminação do planeta.
Descartar seus resíduos com catadoras e catadores é praticar, mesmo que numa dose individual, a solidariedade para com uma categoria historicamente marginalizada por grandes empresários e políticos que lucram com o trabalho informal e com a precarização de serviços fundamentais como a coleta seletiva, limpeza urbana, educação ambiental, entre outros.
Escolha a Justiça Climática, descarte seus resíduos com catadoras e catadores e remunere esses profissionais pelos serviços prestados.