2007 - Primeiro grafitti na carroça
Foi através de um grafite numa carroça que tudo começou em 2007. Mundano, artivista e fundador do Pimp My Carroça, em suas andanças pela cidade de São Paulo, viu as catadoras e catadores, agentes ambientais invisíveis aos olhos de grande parte da sociedade. Foi através de sua arte que entendeu que poderia promover mais visibilidade e autoestima para esses profissionais. Foi só o começo.
2012 - 1ª edição do Pimp My Carroça em Circuito
Através de um financiamento coletivo histórico realizamos um evento inédito no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no dia 03 de junho de 2012, no qual reformamos e pintamos carroças, atendemos catadores e suas famílias, num dia cheio de cultura, cuidado e carroças pimpadas. Desde então, já foram realizadas dezenas de edições do programa que ficou conhecido como Pimp My Carroça em Circuito.
2015 - 1ª edição do Pimp Nossa Cooperativa
Em 2015, estivemos presentes em uma cooperativa pela primeira vez de forma institucionalizada, a Cooper Glicério, com o programa Pimp Nossa Cooperativa. Dia 8 de abril, além das tradicionais reformas e pinturas nas carroças, grafitamos todo o espaço de trabalho da cooperativa e promovemos uma série de atividades e atendimentos na área de saúde. Em sete anos de programa, o Pimp Nossa Cooperativa atendeu mais de 40 cooperativas pelo Brasil.
2017 - Aplicativo Cataki
Após anos ouvindo que as pessoas gostariam de ter mais acesso à coleta seletiva e ao trabalho dos catadores, lançamos o aplicativo Cataki. O app utilizava a tecnologia para conectar catadores aos geradores de materiais recicláveis, como uma lista telefônica - mas com mapas. O lançamento do Cataki também foi uma resposta às demandas dos catadores, que almejavam ter mais visibilidade e conexão direta com quem gera os resíduos.
2019 - CARROÇAS DO FUTURO
Em 2019 foi iniciado o Carroças do Futuro, um projeto que produz protótipos de veículos que sejam menos prejudiciais para o trabalho de 12 catadoras e catadores, promovendo visibilidade, autoestima, renda e saúde. Desde então, foram 6 protótipos aplicados com catadoras e catadores participantes no projeto, que inaugurou o Pimp Lab como área da organização.
2020 - CAMPANHA RENDA MÍNIMA PARA CATADORAS
Durante a pandemia, o Pimp My Carroça e o Cataki distribuíram mais de um milhão de reais em renda para milhares de catadores. O repasse financeiro histórico, só foi viável graças à mobilização de nossa rede de apoio: pessoas físicas, empresas e organizações que doaram e nos ajudaram a bater a meta do financiamento coletivo.
2022 - INCIDÊNCIA POLÍTICA/ADVOCACY e PROGRAMA EMBAIXADORES
No ano que marcou nossa primeira década como organização, consolidamos nossa unidade de Incidência Política/Advocacy para promover mudanças estruturais em prol das catadoras, catadores e do planeta. Paralelamente, lançamos o Programa de Embaixadores, que institucionalizou formas de contribuirmos com ativistas em diversos locais através das inteligências que adquirimos, nossa rede e de nossa credibilidade.
Prêmio Brasil Criativo de Artes Visuais
DAL - Desarrollo para America Latina
Prêmio del Água y Saneamiento para America Latina y Caribe, na categoria de resíduos sólidos
International Awards for Public Art, da Universidade Batista de Hong Kong
Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa de São Paulo
Grand Prix Netexplo 2018 de Inovação Digital na UNESCO
Netexplo 2018 de Inovação Digital na UNESCO
Prêmio Lixo Zero - Categoria Educação & Conscientização
1º Lugar na Categoria Escolha Popular do Chivas Venture
Prêmio Empreendedor Social Folha em Resposta à Covid na categoria “Ajuda Humanitária”
Carroças do Futuro tecnologia destacada junto ao MOVE/ONU
Conheça diferentes formas de apoiar nosso movimento que une arte, tecnologia, mobilização coletiva e sustentabilidade para a transformação social.