Catadoras e catadores recebem apoio nos mutirões do Cataki+ Longa Vida
O projeto Cataki+ Longa Vida, uma parceria com a Tetra Pak Brasil, tem contribuído para aumentar, não só a renda de catadoras e catadores em São Paulo e Belo Horizonte, mas a reciclagem das embalagens longa vida (ELVs) - as caixinhas de leite e suco. Funcionando desde 2021, já foram 381 catadores envolvidos, 5 pontos consolidadores (entre cooperativas e depósitos), mais de 40 mil reais repassados e 145 toneladas recicladas - o equivalente a mais de 4,6 milhões de embalagens.
Um dos métodos para manter o projeto ativo nos territórios, construir vínculos com os pontos e os profissionais, além de distribuir as recompensas que são fornecidas para quem participa, são os mutirões. Neles, a equipe do Cataki vai até o ponto consolidador para receber catadoras e catadores, atualizar seus cadastros, tirar dúvidas, entregar EPIs, vales alimentação e, é claro, trocar aquela ideia sobre o dia a dia da catação.
"Não é nem pelo dinheiro, é para fazer parte. Eu gosto muito dos eventos, dos brindes que ganhamos. Mês passado foi uma bag, coisa que é muito útil para quem trabalha com reciclagem. Tem sido muito bom para todos nós", conta Eduarda Ferreira, catadora autônoma que vende suas embalagens longa vida (ELVs) na Coopamare, em Pinheiros, São Paulo/SP.
Para entender mais e ver com seus próprios olhos como funciona, você pode acessar o site, assistir um vídeo que publicamos em 2023 ou acessar os álbuns de fotos de mutirões em nosso Galpão e em dois outros pontos consolidadores. Também temos depoimentos de catadores em vídeo nos destaques do Instagram do Cataki.
Foto: Inara Santos (@011vivencia / @catakiapp)