BLOG / PIMPTECA

Manual básico da reciclagem doméstica

28/02/2024
|

O ideal é a separação dos resíduos em três frações: Recicláveis, compostáveis e rejeitos. O mínimo é separar os resíduos orgânicos das embalagens secas e limpas.

Quer fazer uma mudança pequena, mas que significa muito para a renda dos catadores de materiais recicláveis e para a preservação do meio ambiente? Separe seus resíduos domésticos em três categorias: recicláveis, compostáveis e rejeitos. Isso pode parecer apenas um detalhe, mas é o ponto de partida para um processo de reciclagem eficaz e uma atitude responsável em relação ao meio ambiente.

Se não for possível destinar os compostáveis para um local específico, não desanime! No Brasil, apenas 4% de tudo que é reciclável acaba sendo reciclado, e isso é consequência, dentre outros fatores, da contaminação dos materiais recicláveis pelos orgânicos. Então, faça a divisão mínima: Descarte as embalagens secas separadas dos resíduos orgânicos para construir um presente mais sustentável.

Ao dividir nossos resíduos em recicláveis, compostáveis e rejeitos, estamos ajudando a reduzir a quantidade de lixo que vai parar em aterros sanitários, onde os resíduos demoram anos, ou até mesmo décadas, para se decompor. Os recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal, podem ser transformados em novos produtos, economizando recursos naturais e energia. Enquanto isso, os resíduos orgânicos podem ser transformados em adubo, enriquecendo o solo e apoiando a agricultura sustentável.

Resíduos compostáveisResíduos compostáveisRejeitos
Embalagens, papel, vidro, plástico e metal.Cascas de frutas, legumes e verduras; restos de alimentos e guardanapos sujos.Resíduos do banheiro, areia de gato, bitucas de cigarro, máscaras, absorventes, camisinhas e fraldas.

Quando as embalagens secas são separadas dos resíduos orgânicos, facilitamos o trabalho dos catadores e dos centros de reciclagem. Isso agiliza o processo de seleção e triagem, garantindo que os materiais recicláveis cheguem às mãos certas, enquanto os resíduos orgânicos podem ser compostados de forma eficiente. No final das contas, todos nós saímos ganhando, contribuindo para um planeta mais limpo e sustentável.

Então, da próxima vez que você for jogar algo no lixo, lembre-se de fazer essa simples separação. É um gesto que pode parecer pequeno, mas que tem um impacto gigante no esforço coletivo para reduzir o desperdício, preservar recursos naturais e apoiar os catadores e a reciclagem. Vamos todos fazer a nossa parte para construir um futuro mais verde e limpo.

Ficou com alguma dúvida? Conheça o Beabá da Reciclagem explicado pela catadora influenciadora Laura da Cruz, no Instagram do Cataki: https://www.instagram.com/p/CygXxHyroj3/

Mais Posts

2024 © Feito com ♥ por BC Marketing
calendar-fullmenuchevron-uparrow-left