BLOG / PIMPTECA

Quem são as catadoras e catadores?

São pessoas como você, eu e tantas outras, mas tem sua atuação voltada para o reaproveitamento de resíduos - os restos que a sociedade de consumo descarta. O mal chamado “lixo” não existe para esses profissionais, que geram renda e diferentes conhecimentos sobre a preservação da natureza, o descarte adequado e tantos outros temas inerentes ao seu dia a dia.

As catadoras e os catadores são heróis que salvam o planeta e a humanidade de morrer afogada nas milhões de toneladas que são geradas diariamente em grandes, médios e pequenos espaços urbanos. Essa categoria nasce a partir de uma necessidade histórica de lidar com os resíduos, das casas, dos comércios, indústrias, e passou por diversas transformações ao longo da história.

Desde o uso de carroças, transporte de tonéis nas costas de pessoas escravizadas (procure saber sobre os escravizados “Tigres”), a gestão dos resíduos de agrupamentos humanos cresceu no seio do saneamento básico, políticas públicas de saúde e transporte, utilizando mão de obra barata, escravizada ou marginalizada (após o “fim da escravidão”) para realizar a parte do trabalho que os capitalistas escolheram varrer pra baixo do tapete.

Catadoras e catadores existem em todo o planeta, com diferentes naturezas de mobilidade, tipo de coleta, comercialização e modelos de negócio. Desde o início da humanidade o ato de coletar subsidiou a experiência e sobrevivência humana. Alimentos e outros recursos naturais necessários para o desenvolvimento de comunidades e tecnologias sempre foram encontrados e aproveitados por aqueles que se movimentavam em direção aos seus objetivos.

Com a chegada da industrialização e a urbanização massiva que as sociedades modernas promovem, as massas historicamente marginalizadas, pessoas pobres, pretas e periféricas, seguiram sendo as principais agentes do mercado da reciclagem - que conseguiu se consolidar através de multinacionais e da logística reversa, mas que pouco beneficiou os profissionais da ponta.

Catadoras e catadores são muito mais que o seu trabalho. São pessoas com trajetórias diferentes, vivências únicas e experiências particulares que tem muito a ensinar para toda a sociedade. São pessoas que trabalham de forma cooperativa e através do apoio mútuo para sobreviver a diferentes condições. Mentes criativas que conseguem improvisar e aprender rapidamente, se adaptando e desenvolvendo sabedorias realmente populares e baseadas no real - não no hipotético.

Catadoras e catadores são especialistas em sustentabilidade, mestras e mestres com saberes empíricos, mas são marginalizadas. São pesquisadores, políticos, empreendedores, escritores, artistas e muitas outras coisas. Limitar qualquer pessoa no seu ofício é restringir a capacidade humana de ser múltipla. Defendemos que as catadoras e catadores têm muito a contribuir na transformação da sociedade do consumo capitalista para melhor, na direção de formas de vida sustentáveis e benéficas à vida dos seres humanos e do planeta.

Mais Posts

2024 © Feito com ♥ por BC Marketing
calendar-fullmenuchevron-uparrow-left