BLOG / PIMPTECA

Catadores e Eventos

Tu já imaginou ir num evento sobre graffiti e não ter nenhum artista participando? Pois é isso que acontece com as catadoras e catadores há décadas. 

Seja eventos de sustentabilidade, reciclagem, logística reversa ou qualquer outro tema vinculado ao meio ambiente e a gestão de resíduos, as catadoras e os catadores são excluídos desses espaços de discussão apesar do seu protagonismo como responsáveis pela coleta de 90% de todo o material que é reciclado no Brasil.

Com a vergonhosa taxa de 4% de reciclagem a nível nacional e uma operação de coleta seletiva que não recupera nem metade dos materiais coletados a - mesmo que sejam feitos contratos bilionários com empresas - o Brasil ainda precisa avançar muito na inclusão socioprodutiva de catadoras e catadores. 

Seja na coleta seletiva, seja na gestão de resíduos em eventos públicos e privados, as catadoras e os catadores devem ser protagonistas e ter a contratação priorizada sobre outros empreendimentos. Isso está descrito na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), reforçado no Plano Nacional de Resíduos Sólido (PLANARES) e nos Planos de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PGIRS) em cada município.

Às vezes, por se tratar de um problema a nível nacional, parece que não há solução local - mas esse é justamente o caminho. Através dos bairros, dos pequenos eventos, conseguimos demonstrar, na prática, a eficiência da coleta seletiva porta a porta, da educação ambiental e da gestão de resíduos protagonizada por catadoras e catadores.

O Pimp My Carroça e o Cataki apostam na inclusão desses profissionais em diversos espaços. Seja nas escolas, universidades, empresas, órgãos públicos, toda a sociedade pode se beneficiar do conhecimento empírico e acumulado por milhares de pessoas que trabalham com resíduos na ponta, há décadas.

No Carnaval, por exemplo, mas em diversos outros eventos culturais, vimos a importância de ter catadoras e catadores nas ruas, equipados, identificados, com infraestrutura de apoio (como pegadores, sacos de ráfia, bags e caminhões) e organizados, fazem toda a diferença para que um bloco no qual passam mais de 1 milhão de pessoas, acabe com as ruas limpas e com toneladas de recicláveis (que iriam parar nos bueiros e aterros sanitários) sendo direcionados para a reciclagem, gerando renda para essas trabalhadoras e trabalhadores.

Contratar os serviços de catadoras e catadores, seja através de empreendimentos sociais, cooperativas, associações ou até mesmo individualmente, fortalece as práticas de responsabilidade ambiental, social e de governança de organizações, o famoso ASG (ESG em inglês).

A transformação da sociedade, alteração nos costumes de consumo e proteção do planeta, passa necessariamente pelas mãos e cabeças de catadoras e catadores. Quanto mais cedo você perceber isso, melhores resultados e maior legitimidade suas ações terão daqui pra frente. Queremos ajudar e criamos oportunidades, mas a iniciativa precisa vir de quem tem dinheiro e poder nas mãos - as empresas e os governos.

Mais Posts

2024 © Feito com ♥ por BC Marketing
calendar-fullmenuchevron-uparrow-left