BLOG / PIMPTECA

Catadores no Plano Clima Participativo

O Pimp My Carroça e o Cataki contribuíram com três propostas para o Plano Clima Participativo - que desenvolve diretrizes para ações climáticas no Brasil. Cada pessoa pode votar em 10 propostas até dia 5 de agosto - vote neste link.

As propostas foram desenvolvidas por um coletivo formado pelas organizações:  Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte, Movimento Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (WIEGO), Instituto Sustentar e Pimp My Carroça.

“Incluir catadoras e catadores nas políticas relacionadas ao clima é fundamental para garantirmos o investimento na categoria que mais trabalha para a mitigação dos efeitos da emergência climática e na adaptação das cidades para que elas se tornem mais resilientes e sustentáveis. A população precisa entender essa importância e nos ajudar a emplacar nossas propostas”, comenta Nanci Darcolete, catadora autônoma e assistente de incidência política do Pimp My Carroça.

Conheça as propostas:

  1. Investimento em infraestrutura de trabalho para reciclagem inclusiva para catadores adequada às mudanças climáticas . Vote em: https://shre.ink/planoclimacatadores1

A Pesquisa da WIEGO (Dias et al, 2023) destacou que os impactos das mudanças climáticas são exacerbados por infraestrutura deficiente pré-existente e pelos déficits de equipamentos nos locais de trabalho afetando cooperados e catadores de rua. Considerando as contribuições dos catadore-as na mitigação de GEE através da reciclagem recomenda-se linha de recursos específica para investimento em construção e/ou reforma de galpões e equipamentos urbanos para catadores de rua que seja sensível aos impactos de mudanças climáticas.

  1. Impulsionar a reciclagem inclusiva de resíduos como um dos principais pilares das ações de mitigação de gases de efeito estufa no municípios. Vote em: https://shre.ink/planoclimacatadores2

A Reciclagem Inclusiva, recomendada pela Lei 12.305/2010 e implementada em muitos municípios, agrega vantagens advindas das formas diferenciadas em que os/ as catadores/ as realizam os serviços de coleta seletiva e triagem dos materiais. É uma tecnologia disponível e conhecida, de fácil implementação e baixo custo, inclui contratação com remuneração justa e é capaz de trazer resultados imediatos para os esforços do país na mitigação de GEE.

  1. Pagamento de Bônus Climático para Catadores de Materiais Recicláveis. Vote em: https://shre.ink/planoclimacatadores3

Propõe-se o estudo e implementação de medidas de enforcement da Lei 12.305/2010 (PNRS), incentivando e tornando obrigatória a contratação de um percentual mínimo de catadores/as nas coletas seletivas municipais e pagamento de bônus climático pela contribuição na mitigação de GEE.

Como votar:

Mais Posts

2024 © Feito com ♥ por BC Marketing
calendar-fullmenuchevron-uparrow-left