BLOG / PIMPTECA

Cataki e Pimp My Carroça lançam guia para ajudar blocos na gestão de resíduos recicláveis no Carnaval

Guia de Bolso para um Carnaval com Catadores fornece informações para que blocos façam parcerias com catadores de materiais recicláveis durante a maior folia do país

O Pimp My Carroça e o Cataki, organizações que trabalham para promover visibilidade e remuneração justa de catadoras e catadores de materiais recicláveis, produziram o Guia de Bolso para um Carnaval com Catadores, criado para ajudar blocos a fazerem sua gestão de resíduos recicláveis em parceria com esses profissionais. 

O documento pode ser acessado neste link e fornece informações básicas sobre a metodologia que as organizações utilizam para suas próprias ações, como a relação catadores x foliões, remuneração, pontos de apoio, rota dos blocos, tipos de materiais e volume estimado. O guia também orienta para contribuir no descarte correto por parte dos foliões e na remuneração de profissionais que já realizam esse trabalho de forma informal.

“A gente acha que é muito importante que todos os blocos de São Paulo se preocupem com os resíduos que produzem, com o cuidado que tem que ter, e, se possível, que se associem a estruturas como o Pimp My Carroça e o Cataki, Nosso grande objetivo é mostrar pras pessoas que é possível fazer parcerias sustentáveis entre os blocos e catadores de materiais recicláveis”, disse Guilhermino Domiciano, do Bloco Unidos do Swing, que participou da parceria no Carnaval de 2020.

Veja um resumo do guia

Você já parou pra pensar na quantidade de resíduos que um bloquinho de Carnaval produz? É, literalmente, um rastro de latinhas, garrafas, de vidro e pet, além dos resquícios de fantasia, glitter e afins que ficam nas ruas de diversas cidades pelo país. Tudo isso vai parar em bueiros, causando enchentes, além da sujeira visual e do mau-cheiro que causa após a folia - e quem resolve isso? Os trabalhadores. No caso, a limpeza urbana e as catadoras e catadores.

Para fazer essa gestão de resíduos recicláveis de forma popular e inclusiva, você pode buscar por catadoras e catadores em sua região, nas ruas ou através do aplicativo Cataki, e combinar com eles uma logística e um preço pelo trabalho de coleta em seu bloco. Nós temos algumas sugestões baseadas na metodologia que desenvolvemos a partir de nossas experiências em eventos com catadores.

Idealmente, devem ter duas carroças no bloco: uma no começo e outra no fim, que vão recebendo os recicláveis que outras catadoras e catadores vão coletando no meio do bloco, com sacolas e sacos de ráfia, para ter mais mobilidade e não atropelar ninguém. Esses profissionais precisam receber, além da remuneração pelo dia de trabalho, equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, para se proteger de cortes, bonés, para se proteger do sol, garrafas de água, para se hidratarem, além de pegadores, para não se abaixarem toda hora para coletar, e os sacos que serão utilizados para transportar os resíduos.

Saiba mais no Guia de Bolso para um Carnaval com Catadores.

Mais Posts

2024 © Feito com ♥ por BC Marketing
calendar-fullmenuchevron-uparrow-left