BLOG / PIMPTECA

HQ “A Coleta” conta história de catadores autônomos

O quadrinista Pedro Vó (@pedrovoh) produziu uma história em quadrinhos onde retrata a vida de três catadores de São Paulo/SP. Litz (@barbielixeira), Maura (@mauracatadora06) e Bispo (@kombosaseletiva) foram entrevistados pelo autor, que também os acompanhou em um dia de trabalho. Esses profissionais, fundamentais para a cidade, tiveram seu cotidiano, e pedaços de sua história pessoal, ilustrados e registrados na obra “A Coleta” - compre aqui.

A obra já passou pelas mãos de dezenas de catadoras, catadores, do Ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, e segue em circuito nos principais eventos de HQ do Brasil. Contemplado pelo financiamento do ProAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o projeto possui conteúdo informativo, numa produção de jornalismo em quadrinhos de altíssima qualidade, com um olhar delicado e inteligente sob uma realidade invisibilizada em nossa sociedade. Essa é uma leitura recomendada para pessoas de todas as idades.

Em uma publicação em suas redes sociais, Pedro comenta a importância da obra em sua trajetória.

“Esse quadrinho com certeza é o maior trabalho que já fiz! É uma responsabilidade enorme falar sobre a profissão que se prova todo dia como a mais importante da nossa época. O quadrinho tem o objetivo de somar na luta pela valorização do trabalho das catadoras e catadores”

Em um dos eventos de promoção do quadrinho, no Centro de Cultura Social (CCS), em São Paulo/SP, o catador Bispo passou sua visão sobre a obra:

“‘A coleta’ traz outra narrativa, que mostra que o catador pode estar em qualquer espaço, desde um espaço anarquista, mas também de grandes corporações tentando furar a bolha. Acham que somos coitados, que não podemos mudar a narrativa, olhar no olho, mas estamos aqui indo contra mais de 500 anos de violência”. 

A publicação foi feita em parceria com a editora Conrad, que descreve o quadrinho em seu site:

“Com entrevistas e recortes de uma rotina intensa de trabalho, os profissionais contam as dificuldades e conquistas de suas trajetórias, compartilhando suas vivências sobre uma sustentabilidade que vai além do discurso, que atua na prática, com a mão no resíduo. Dentro de uma sociedade desigual, que ignora as questões ambientais, a luta pela sobrevivência e pela valorização da profissão atravessa a vida desses trabalhadores. A HQ expõe como os catadores carregam o sonho de um futuro possível”.

Lançamento de “A Coleta” no CCS em São Paulo contou com a presença de diversas catadoras, catadores e pessoas aliadas da causa.

Mais Posts

2024 © Feito com ♥ por BC Marketing
calendar-fullmenuchevron-uparrow-left