BLOG / PIMPTECA

Incidência Política pelas Catadoras e Catadores

Propostas do Pimp My Carroça e do Cataki para apoiar a formulação de políticas públicas para catadoras e catadores por todo o Brasil

Há mais de dez anos provocamos o poder público na esfera municipal, estadual e federal para a promoção de políticas públicas que garantam a dignidade e renda das catadoras e catadores de materiais recicláveis em todas as formas de organização. 

Através do Pimp My Carroça, do Cataki e, mais recentemente, do Pimp Lab, promovemos ações, projetos e programas com tecnologias sociais para promover a visibilidade e a remuneração justa das catadoras e catadores de materiais recicláveis - com foco nas pessoas que trabalham de forma autônoma, coletiva ou individualmente.

Por trás de cada um desses trabalhos, alguns princípios nos guiam: como Justiça Climática, Economia Circular e Reciclagem Popular. Atuamos, sobretudo, para combater os sistemas que promovem a desigualdade social, o racismo ambiental, a miséria de famílias e a destruição do nosso planeta. 

Sejam governos, empresas ou organizações diversas, provocamos o status quo até que este reconheça e remunere de forma digna catadoras e catadores de materiais recicláveis. 

Nossas ferramentas vão desde o artivismo raiz, através de ações direta nas ruas, até projetos e articulações em parceria com o poder público, privado e a sociedade civil, como audiências públicas, grupos de trabalho.

Como as ações de incidência política necessitam de apoio amplo, lidamos com diversos atores sociais, mas nossa atuação é sempre baseada na promoção da visibilidade e remuneração justa das catadoras e catadores.

Incidência Política é realizada por meio de um conjunto de atividades políticas, mas não partidárias. Embora possamos nos identificar com mandatos, colocamos acima de tudo as causas, que podem ser abraçadas por vários matizes partidários e ideológicos.

As pautas das catadoras e catadores são transversais a tantas outras que já existem e são questões centrais para o povo brasileiro. Moradia, saúde, educação, trabalho digno, essas são questões universais, além do combate ao racismo, machismo e elitismo estrutural, violências as quais a maior parte desses e dessas profissionais são submetidos.

Advogamos pela Coleta Seletiva Popular e Solidária, protagonizada pelas cooperativas e com inclusão de catadoras e catadores individuais e autônomos a nível municipal, estadual e federal. Reforma tributária para inclusão desses profissionais em benefícios fiscais e acesso a créditos de reciclagem. Investimentos em infraestrutura e profissionalização da categoria nas cooperativas, associações e outras formas de organização. Entre outras pautas.

Mais Posts

2024 © Feito com ♥ por BC Marketing
calendar-fullmenuchevron-uparrow-left