O maior peso que os catadores carregam é a sua indiferença!
Faça uma doação pontual ou contínua para o Pimp My Carroça e seja parte da mudança.
Responsáveis por coletar 90% de tudo que é reciclado no Brasil, as catadoras e os catadores de materiais recicláveis são sistematicamente invisibilizados na sociedade brasileira.
Seja na indústria da reciclagem ou nas iniciativas, públicas e privadas, de gestão de resíduos, esses profissionais não são considerados e nem incluídos de forma digna nessas iniciativas.
O Brasil recicla no máximo 4% de tudo que produz e essa quantidade, mínima, só existe porque tem pessoas nas ruas e galpões coletando, triando, transportando, comercializando e reciclando os resíduos de diferentes formas.
São pessoas que, desde a formação das cidades no processo de urbanização brasileiro, foram marginalizadas para cumprir um serviço considerado “subalterno” pelas elites econômicas que controlam o dinheiro e o trabalho.
Mesmo estando nas ruas, sendo visivelmente seres humanos em condições extremamente distintas da maior parte, não chamam a atenção e, se geram indignação, as pessoas sentem que não há reação possível para ajudar.
O Pimp My Carroça está há dez anos servindo como alternativa para que a sociedade civil possa ajudar as catadoras e catadores a aumentarem sua visibilidade e procurarem novas formas de remuneração justa pelos serviços prestados à sociedade e ao Planeta.
São milhões de toneladas carregadas nas costas, em sacolas, carroças, triciclos, motos, carros, carretas, caminhonetes, vans e caminhões que pesam muito menos, e rendem muito mais, para essas pessoas do que a indiferença a que são submetidas pelo capitalismo.
A cultura do consumo nos educou a comprar o que queremos e descartar o que entendemos que já não serve mais. Porém, essa lógica linear, é a responsável pela cadeia extrativista que só retira do planeta e não aproveita em nada os recursos. Produzimos mais que precisamos para dar lucro para poucos.
A lógica da circularidade, do consumo sustentável, veio primeiro com as catadoras e catadores. Pessoas que, devido às condições de ausência de direitos e recursos, aproveitam os restos dessa economia dos excessos para desenvolver formas de sobrevivência.
As pessoas tem muito a aprender com a cultura da catação. São diversas alternativas, desde o descarte adequado para a geração de renda através da reciclagem, até para outras alternativas como o reaproveitamento através do artesanato e o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos a partir do que já foi extraído da natureza.
Você pode fazer a sua parte ajudando o planeta através da visibilidade e remuneração justa das catadoras e catadores. Essa é nossa missão e você pode abraçar ela para desenvolver um estilo de vida mais sustentável e menos individualista.
As doações que são feitas para o Pimp My Carroça são integralmente utilizadas para investir em nossa missão, na realização não apenas de campanhas, programas, projetos e ações, mas para geração de renda direta desses profissionais.
Saia na inércia do capitalismo colonialista e necropolítico, as pessoas e os recursos naturais não são descartáveis. O planeta pede ajuda e você pode fazer sua parte ajudando as principais pessoas que protegem nossos territórios.
Faça uma doação pontual ou contínua para o Pimp My Carroça e seja parte da mudança.