O que é o Pimp My Carroça?
O Pimp My Carroça surge a partir de uma ação do graffiteiro Mundano que, lá em 2007, começou a pintar as carroças dos catadores que encontrava pela cidade de São Paulo. Ao longo de cinco anos se dedicou a isso dentro e fora do país, mas percebeu que sozinho não chegaria muito longe.
Em 2012, o artista aproveitou sua rede para promover um financiamento coletivo e realizar um evento que transformou a maneira como as pessoas enxergam as catadoras e catadores de materiais recicláveis. Foi a primeira edição do programa que hoje chamamos de Pimp My Carroça em Circuito (na época chamava-se só Pimp My Carroça).
Foram dezenas de catadores atendidos, com suas carroças reformadas, recebendo atendimento de saúde e com a participação maciça da sociedade civil, que não somente financiou a atividade, como colaborou para somar como voluntários, artistas e divulgadores da iniciativa.
Rapidamente, pessoas de outros lugares gostaram da ideia e começaram a reproduzir. Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e por aí vai. Mais e mais pessoas falavam do Pimp My Carroça, que se consolida como uma organização da sociedade civil com ações em vários locais do território nacional. A demanda só crescia.
Com a necessidade de atender cada vez mais pessoas interessadas em ajudar catadoras e catadores, o pessoal do Pimp My Carroça bolou o Pimpex em 2014, uma tecnologia social que é basicamente um passo a passo de como ajudar um catador ou catadora a conseguir uma carroça nova ou reformar a sua própria através da participação coletiva.
O povo começa a reproduzir essa técnica e surgem mais demandas, como encontrar catadores e catadoras? Como contratar esses profissionais pra coletarem na minha casa, escola, condomínio? Depois de entender como atender essa demanda é que nasce o aplicativo Cataki - ano de 2017.
Foram chamadas catadoras e catadores que se aproximaram do projeto, além de desenvolvedores e outras pessoas interessadas em pensar nesse produto digital. Foram madrugadas e mais madrugadas escrevendo o que viria a ser a primeira versão do Cataki - uma grande lista telefônica de catadores para quem quisesse usar.
O Cataki rompe as fronteiras físicas e digitais que afastam as pessoas das catadoras e catadores. Mais pessoas começam a usar o app, desde catadores até geradores, ferros-velhos, cooperativas e por aí vai. Reconhecido internacionalmente, garante que catadoras e catadores tenham mais ferramentas para trabalhar da forma que acharem melhor - não apenas o aplicativo.
Paralelamente, entendemos que não será somente com carroças e chamadas de coleta que iremos ajudar as catadoras e catadores. Assim, decidimos levar a nossa primeira ferramenta, o graffiti, para as cooperativas. Aí nasce o Pimp Nossa Cooperativa, que pinta murais nos galpões, além de promover diversas atividades culturais.
Também percebemos que colocar pessoas na situação dos catadores acaba transformando brutalmente suas vidas e a forma como enxergam e se relacionam com esses profissionais e a reciclagem - nasce o Desafio Pimp.
Escutar o que as catadoras e os catadores têm a falar é estar aberto para aprender a educação ambiental na prática, com a realidade em pauta, sem botar maquiagem no duro cotidiano que é trabalhar com o que as pessoas consideram “lixo” - daí nasce o Pimp Educa.
São diversos programas e ações promovidos em prol das catadoras e catadores. O Pimp My Carroça deixa de ser uma organização que promove um tipo de ação e desenvolve um leque de atividades para ajudar as catadoras e catadores de diferentes formas.
Foi criado o Pimp Lab, voltado para fortalecer a Economia Circular através da inovação, e fortalecida a área de Incidência Política, responsável por pressionar e articular, com a sociedade civil, empresas e setor público, a realização de políticas públicas que beneficiem as mais de 1 milhão de pessoas que trabalham com reciclagem no Brasil.
Para chegar nos territórios de forma mais articulada e eficiente, desenvolvemos o Programa de Embaixadores. Além disso, fortalecemos áreas de Assistência Social e Mobilização, para conseguir ajudar as catadoras e catadores com seus problemas do dia a dia, nos aproximando de uma organização de base.
Bom, fica difícil sintetizar tudo em um único texto, mas espero que você se sinta um pouquinho mais próxima do Pimp My Carroça e da nossa organização. Tem mais dúvidas? Fale com a gente e procure mais conteúdos aqui em nosso blog que contam as milhares de histórias que vivenciamos na última década.
Viva as catadoras e os catadores!