BLOG / PIMPTECA

Unicata forma catadoras e catadores em São Paulo

No último sábado, 3 de agosto de 2024, catadoras e catadores de materiais recicláveis se reuniram na sede da Associação Nacional de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT) em São Paulo/SP para o último encontro do terceiro módulo da UNICATA - Universidade de e para Catadoras e Catadores. O evento foi marcado pela titulação das e dos participantes e pela apresentação de seus trabalhos publicados no jornal “Unicata Notícias”, criado pelos próprios. Veja fotos.

“É muito importante para nós termos esse espaço onde podemos não apenas aprender, mas também ensinar outras pessoas sobre o que sabemos a partir de nossas vivências. Somos muito gratos pela UNICATA existir”, comentou Lucas Assumpção, catador autônomo no coletivo Reciclaki Bela Vista e na Cooperativa de Catadores Autônomos Socioambientais (CASA).

“O que estamos fazendo aqui é um modelo para todo o Brasil. Essa turma servirá de referência para que nós possamos promover experiências parecidas com catadoras e catadores em diversas cidades. Estamos muito felizes de ver catadoras e catadores autônomos se organizarem aqui e esperamos que essa iniciativa chegue para cada vez mais profissionais”, disse Maria Mônica, da ANCAT.

Lucas Assumpção e Luzia Honorato, catadores participantes da Unicata. Foto: Augusto Godoy | @gutogodoyy / @pimpmycarroca

A Universidade de e para Catadoras e Catadores (UNICATA) é uma universidade baseada na pedagogia da educação popular, que busca tornar o conhecimento e a prática de aprender mais acessível. Trabalhamos como uma colaboração mútua entre catadores e acadêmicos (pesquisadores e educadores). Essa abordagem coletiva permite a criação de um espaço de excelência no qual os catadores podem acessar o conhecimento apropriado para seus contextos e realidades. Siga o perfil da UNICATA no Instagram.

“Sabemos a importância de uma educação libertadora e ficamos muito felizes de poder apoiar um projeto como esse e ver catadoras e catadores que estão conosco se organizando, envolvidos em processos educacionais nas duas pontas e realizando trabalhos tão relevantes para eles e para o planeta na UNICATA”, disse Leticia Tavares, diretora executiva do Movimento de Pimpadores (Pimp My Carroça, Cataki e Pimp Lab).

“Não podemos nos esquecer de Paulo Freire. Como diz o autor, o educador tem um papel social importante, sendo um agente capaz de mudar histórias e impactar a sociedade para torná-la justa e mais sustentável. Uma universidade inclusiva que treina os catadores e transforma suas realidades é necessária agora mais do que nunca”, reforçou Jutta Gutberlet, da Universidade de Victoria, no Canadá (UVic).

Mural com as reportagens produzidas por catadores participantes da Unicata. Foto: Augusto Godoy | @gutogodoyy / @pimpmycarroca

Referências:

Mais Posts

2024 © Feito com ♥ por BC Marketing
calendar-fullmenuchevron-uparrow-left