BLOG / PIMPTECA

O que é artivismo para os vencedores do Prêmio Megafone?

16/04/2024

Em 2024, o 3º Prêmio Megafone de Ativismo premiou indivíduos e coletivos de todo o Brasil por iniciativas que promovem causas socioambientais. Foram feitas inscrições de mais de mil iniciativas em defesa dos direitos humanos e meio ambiente das cinco regiões do país. 

Os troféus foram feitos a partir de materiais reutilizados pelos artivistas Mundano e Ever. Quem passou no Galpão do Pimp My Carroça em São Paulo recebeu o troféu em mãos, quem não conseguiu, recebeu por correspondência. Aproveitando a oportunidade, entrevistamos alguns vencedores para perguntar suas opiniões sobre o artivismo.

Ação Direta

Os vencedores da categoria Ação Direta foram jovens do Movimento Sem Terra (MST), que organizaram uma ação em Sapucaia do Sul (RS), onde um grupo de jovens protestou em frente a uma unidade da empresa de agrotóxicos BASF. 

Entoando “Escraviza adoece e mata, a nossa vida e a natureza”, a juventude denunciou o veneno nos pratos da população e as denúncias de trabalho escravo. A ação fez parte da 14ª Jornada Nacional da Juventude Sem Terra, que trouxe o lema “Combater o Agro, garimpo e a mineração. Rompendo cercas alimenta a nação!”. 

“O artivismo está relacionado com a nossa compreensão de agitação e propaganda, construindo uma mensagem política através das linguagens, da arte, combinada com educação, comunicação e com a capacidade de transformar isso em ações concretas de denúncia de crimes ambientais e das formas do capitalismo dentro do campo. A arte é uma forma de expressar isso com criatividade, de trazer mensagens para a sociedade entender o que estamos denunciando e como isso impacta na vida de quem está no campo, mas também de quem vive nas cidades. Também para anunciar que existem outras alternativas, relações com a natureza de forma saudável, sustentável, e que o agronegócio, que coloca o campo como espaço inabitado, não representa nossa leitura de mundo. A arte é uma forma de contrapor essa narrativa. De modo geral, essa é a nossa compreensão de artivismo: forma de se expressar no mundo, afirmando um projeto, denunciando o que nos atinge e usando as linguagens da arte para organizar, formar e se expressar” - Renata Menezes, do coletivo da Juventude do MST.

Entrega do Prêmio Megafone de Artivismo para o coletivo da Juventude do MST. Foto: @cyla_photo

Mais Posts

2024 © Feito com ♥ por BC Marketing
calendar-fullmenuchevron-uparrow-left