O que é o Cataki?
Nascido como um aplicativo em 2017 a partir da necessidade de pessoas de encontrarem catadoras e catadores em suas regiões, o Cataki cresceu dentro do Pimp My Carroça e adquiriu sua independência, sendo uma organização à parte - mesmo que contribua para fins similares.
Muito mais que um app, o Cataki é uma plataforma que fortalece o ecossistema da reciclagem ao mesmo tempo em que promove o protagonismo e o fortalecimento de comunidades de catadoras e catadores de materiais recicláveis dentro de um mercado que ainda está muito inserido na informalidade.
Para os usuários comuns, geradores de resíduos (pequeno, médio e grande porte), é um aplicativo que serve para chamar catadores para coletar os resíduos recicláveis ou prestar outros serviços, como fretes e afins.
Para as catadoras e catadores, o aplicativo serve tanto para encontrar clientes (de pequeno, médio e grande porte) que vão oferecer oportunidades de trabalho, como aqueles que irão comprar os materiais, sejam depósitos ou cooperativas.
Para além do aplicativo, que é gratuito, não cobra nada de ninguém e nem ganha dinheiro com publicidade, o Cataki desenvolveu duas frentes de trabalho alternativas. Podemos considerar essas alternativas como o Cataki+ (Cataki Mais).
Uma delas, promove a inserção de catadoras e catadores na gestão dos resíduos recicláveis de eventos de diferentes portes. Desde blocos de carnaval, até sets de filmagem e grandes festivais, as melhores pessoas que você pode contratar para cuidar da destinação adequada dos resíduos são esses profissionais.
A outra trata de fortalecer a reciclabilidade (taxa de reciclagem) de itens que são mais difíceis de comercializar (como embalagens longa vida, vidro, tipos de plástico). Isso é feito através da inclusão de catadores à cooperativas e depósitos, promovendo bônus financeiros e materiais para quem comercializa um determinado tipo de resíduo, fortalecendo a logística reversa e a economia circular.
Tudo isso une-se à existência de grupos de WhatsApp de catadoras e catadores usuários do aplicativo em todo o Brasil. Nesses grupos são promovidos conteúdos relacionados à reciclagem popular, discutindo modelos de negócios sustentáveis, preços de materiais e oportunidades de profissionalização.
Também temos os perfis do Cataki nas redes sociais, que contribui diretamente para a Educação Ambiental da sociedade civil, fornecendo conteúdos didáticos e críticos sobre como funciona a reciclagem na prática - a partir da visão de quem trabalha com os resíduos diariamente.
Podemos entender o Cataki enquanto ferramenta, plataforma e comunidade em prol de catadoras, catadores e de formas de consumo responsável.